Descobrindo o OpenSCAD

Publicado: 10 de novembro de 2013 em .stl, Cad, Linux, OpenScad, Progrmação
Tags:, , , , , , , ,

Fala pessoal,

Faz um tempinho que não posto muita coisa aqui, estou com o tempo um pouco curto e corrido esses meses mas acredito que irá melhorar de agora em diante.

Ultimamente tive contato com impressoras 3D e é muito bacana trabalhar com elas, uma coisa bacana é ver o que você criou na tela tomar forma.

Uma ferramenta que conheci para fazer esse trabalho é o OpenScad, em uma tradução livre o software é definido da seguinte maneira:

“OpenSCAD é um software para a criação de modelos CAD 3D sólidos. É software livre e disponível para Linux / UNIX, Windows e Mac OS X. Ao contrário da maioria de software livre para a criação de modelos 3D (como o Blender) não se concentrar nos aspectos artísticos da modelagem 3D, mas em vez disso, os aspectos CAD. Assim, ele pode ser o aplicativo que você está procurando quando você está planejando para criar modelos 3D de peças de máquinas, mas certeza que não é o que você está procurando quando você está mais interessado em criar filmes animados por computador.

OpenSCAD não é um modelador interativo. Em vez disso, é algo como um 3D-compilador que lê um arquivo de script que descreve o objeto e torna o modelo 3D a partir deste arquivo script. Isso dá a você (o designer) o controle total sobre o processo de modelagem e permite que você altere facilmente a qualquer etapa do processo de modelagem ou fazer desenhos que são definidos por parâmetros configuráveis.

OpenSCAD oferece duas técnicas de modelagem principais: Primeiro, há geometria sólida construtiva (aka CSG) ea segunda há extrusão de contornos 2D. Como formato formato de dados do Exchange para essa contornos arquivos DXF de Autocad 2D são usados. Além de caminhos 2D para extrusão também é possível ler parâmetros de projeto a partir de arquivos DXF. Além DXF OpenSCAD pode ler e criar modelos 3D no STL e formatos de arquivos de folga.”

Segue abaixo um video que fiz, o primeiro objeto é um exemplo que vem no proprio openscad e o segundo é uma engrenagem que fiz, durante meu estudo. O código da engrenagem está abaixo, precisa ser melhorado mas já acredito ser um bom exemplo da simplicidade do software.

difference(){
union(){
   cylinder(h=4,r=65,center=true);
   cylinder(h=4,r=57,center=true);
   cylinder(h=13,r=27);
}
for(i=[0:36])
{
  rotate(i*360/35,[0,0,1])
  translate([64,0,0])
  cylinder(h=4,r=6.5/2,center=true);
}

for(i=[0:36])
{
  rotate(i*360/35,[0,0,1])
  translate([61,0,0])
  cylinder(h=4,r=6.5/2,center=true);
}
 cylinder(h=40,r=9,center=true);
}

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s